rising

waffle.

"... não consigo falar como gostaria..."

DESABAFO

"... não consigo falar como gostaria..."

Redação
Redação
7 janeiro 2025Última atualização: 7 janeiro 2025

“Voltei a me relacionar com meu ex após alguns anos dele ter terminado comigo, e mais uma vez ele não me "escolheu". Eu amo ele, sei que ele gosta de mim, mas ele não sabe o que quer da vida dele, e eu disse que não poderia estar com alguém que não tivesse certeza sobre mim. Sei que fiz a escolha certa, sei que me escolhi, mas como superar a frustração de mais uma vez não ser escolhida? De não ser o suficiente para alguém ficar?”

Você tomou a decisão certa ao priorizar a si mesma, mas eu entendo como a frustração pode ser difícil de lidar. Primeiro, essa situação não tem nada a ver com o seu valor ou com o que você merece. Na verdade, isso reflete as incertezas ou a falta de clareza do outro, não uma falha sua. O fato de ele “não saber o que quer” já mostra que o problema não está em você, mas na incapacidade dele de estar à altura de uma relação estável.

Em vez de focar no que não foi, olhe para o que você fez: você se escolheu. Isso é poderoso. É a prova de que você está disposta a criar um espaço na sua vida para quem realmente vai te valorizar e construir algo sólido com você. Dói agora, mas esse tipo de escolha fortalece sua autoestima. Pensa comigo: você prefere gastar energia tentando “ser suficiente” para alguém ou para encontrar uma relação onde você não precise lutar para ser vista? O primeiro passo para superar é entender que você é suficiente, só estava no lugar errado.


Quando preciso fazer uma apresentação em reunião, fico muito nervosa, e não consigo falar como gostaria. As palavras somem, o coração acelera, e a voz fica estranha. E desesperador. Fico muito triste. As vezes acho que só acontece comigo.”

Primeiro, deixa eu te contar: isso definitivamente não acontece só com você. Ficar nervosa antes de uma apresentação é super comum, mesmo entre pessoas que parecem super confiantes. É o famoso medo de exposição, aquele frio na barriga que vem do nosso instinto de querer “performar bem” diante dos outros. Mas olha só: você não precisa deixar isso te paralisar.

Um jeito de começar a lidar com isso é lembrar que preparação diminui o medo. Treine em voz alta, grave e ouça depois. Quanto mais você treina, mais natural a apresentação fica. E o mais importante: pare de buscar perfeição. O que importa não é ser impecável, mas comunicar a mensagem. Erros acontecem e, acredite, as pessoas geralmente nem percebem.

Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã