Tenho 26 anos, estou desempregada e sinto que fiz tudo errado: a faculdade, os estágios durante a faculdade… tudo!
DESABAFO
Tenho 26 anos, estou desempregada e sinto que fiz tudo errado: a faculdade, os estágios durante a faculdade… tudo!


Tenho 26 anos, estou desempregada e sinto que fiz tudo errado: a faculdade, os estágios durante a faculdade… tudo! Tenho medo de nunca alcançar nada na vida, mesmo que ser bem-sucedida profissionalmente seja o meu maior objetivo — e até o meu sonho desde criança. Está tudo tão difícil… às vezes, parece que essa fase nunca vai passar.
Você ainda tem 26 anos. Ou seja, é pouco tempo de vida para se ter toda a experiência e sabedoria que irá acumular ao longo de uma carreira de verdade — isso é natural.
Muitos jovens adultos, na mesma situação, estão se prendendo a ideias muito ligadas às aparências, do que a como as coisas funcionam no mundo real.
A regra agora é ser milionário aos 30 — ou antes.
Esses casos acontecem? Sim! Mas não são a regra. Nem todos terão tudo o que é necessário para fazer isso acontecer. Nem todos terão a determinação, visão, conhecimento, oportunidades e comprometimento para isso antes dos 30. Mas isso não quer dizer que não seja possível para você também, mesmo que mais tarde.
Não estou dizendo que você deva jogar sua régua de comparação para baixo, apenas que, talvez, possa ser realista.
Em vez de ficar esperando o emprego perfeito, que pague um salário capaz de resolver todos os seus problemas e bancar todos os seus luxos rapidamente, você pode tentar começar do início.
- Ou seja, com aquilo que é coerente com o que você é capaz de entregar HOJE — o que pode não ser muito AINDA.
As coisas não acontecem do dia para a noite, como o mundo e os casos de sucesso digitais tentam te vender — mas esses não são os únicos caminhos possíveis.
Sabe o que torna uma pessoa bem-sucedida profissionalmente? Comprometimento com a carreira escolhida e COMPETÊNCIA. Isso leva tempo. Você precisa de tempo para construir autoridade e coletar experiência.
26 anos ainda é pouco, mas já é suficiente para começar a trabalhar com o que é real e parar de fantasiar uma vida de conto de fadas, com tudo perfeito e o mínimo de esforço.
Isso não existe. O processo é seguir trabalhando, estudando e se esforçando para adquirir experiência e competência, assim podendo gerar valor para as pessoas — e receber valor em troca.
Aquilo que você acha que fez errado lá atrás não importa nada perto do que escolherá fazer daqui para frente. Se você quer ser bem-sucedido, precisa aprender a gerar valor para as pessoas. Isso exigirá de você trabalho e esforço que você é completamente capaz de fazer.
Lembre-se: nada é de graça, e o comprometimento com qualquer coisa que escolher é o ÚNICO caminho honesto para fazer acontecer.
Pare de se comparar com todo mundo no seu Instagram. Isso, sim, pode te destruir e fazer você perceber, um dia, que desperdiçou uma vida inteira dando mais atenção ao que é dos outros do que ao que é seu.
Para que eu possa crescer na minha carreira, é essencial criar uma imagem nas mídias sociais e postar conteúdo. Porém, tenho muito medo e vergonha de criar contas ou perfis para isso. Postar conteúdo e gravar um vídeo meu me traz insegurança. Será que eu sei mesmo do que estou falando? E se alguém me corrigir? Que vergonha seria se eu afirmasse algo errado. Resumindo: me expor. No passado, fui muito exposta e julgada — foi horrível. Quero muito começar enquanto ainda sou estudante, mas algo está me travando. O que eu faço?
Será que é essencial mesmo? Será que, enquanto estudante, o essencial não seria estudar?
Sem estudar, você dificilmente se tornará um bom profissional. Sinto em lhe dizer: se for esse o caso, não existirá conteúdo em rede social que vá fazer você crescer na carreira.
O que faz um bom profissional é competência. E acredite: quando você sentir confiança na sua competência, não terá mais tanto medo de falar ou postar algo, pois estará segura do que diz.
Então, pergunte-se mais uma vez: qual é a prioridade que te aproxima da COMPETÊNCIA neste momento? Porque essa é a sua responsabilidade ética como profissional.
Não absorva sem pensar o que os gurus da internet tentam te empurrar para vender mais.
— @Sarinha
🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se