rising

waffle.

"Tenho muito medo de morrer e não estar em estado de graça..."

DESABAFO

"Tenho muito medo de morrer e não estar em estado de graça..."

Redação
Redação
17 abril 2025Última atualização: 17 abril 2025

Tenho muito medo de morrer e não estar em estado de graça, isso é uma coisa que penso diariamente (um pouco preocupante). Assim como é impossível estar em estado de graça todo o tempo, porém penso todos os dias no medo do inferno (sou católica).

(Disclaimer: O “conselho” a seguir é de uma pessoa não católica. Então, pegue o que fizer sentido pra você)

É muito válido você se preocupar com a sua espiritualidade, mas esse medo constante pode estar fazendo mais mal do que bem. O próprio Jesus Cristo falou diversas vezes sobre e amor — não sobre viver com culpa e pavor todos os dias.

Acredito que o que nos aproxima de Deus não é o medo, mas o desejo sincero de viver uma vida justa, amorosa e verdadeira. Se Deus é amor, você acha mesmo que Ele quer te ver vivendo com medo todos os dias?

O que pode te ajudar é focar menos na perfeição e mais na intenção. Nenhum ser humano está em “estado de graça” o tempo todo — e é justamente por isso que existe o perdão, a compaixão e a possibilidade de recomeçar.

Viver com fé é caminhar com consciência, mas também com leveza. É buscar o bem, fazer o bem e confiar que isso basta. Deus não espera que você seja perfeita, ele só espera que você dê o seu melhor.


Não consigo confiar em ninguém, aliás, acho que só confio no meu marido, no meu pai e na minha irmã. Sempre acho que o restante das pessoas, por mais que eu as reconheça como amigas, não está sendo 100% sincera comigo, que sempre tem algo que eu deveria ficar atenta e com o pé atrás. Não sei exatamente o motivo pelo qual isso acontece.

Sabe o que é interessante no que você compartilhou? Esse tipo de desconfiança costuma vir de um mecanismo de defesa — a gente se blinda pra não se machucar. Talvez, o motivo pelo qual você desconfie tanto do outro é que já teve essa confiança quebrada.

O problema é que, quando a gente vive em modo de alerta constante, tentando se proteger de possíveis decepções, também nos impedimos de criar conexões verdadeiras. E a vida, no fundo, é sobre isso.

Você não precisa confiar 100% em todo mundo — e nem deveria. No entanto, também não precisa viver achando que todo mundo está te enganando.

Por isso, que tal confiar mais em si, nos seus limites, na sua própria força e na sua capacidade de reagir caso algo aconteça. Talvez, o desafio não seja confiar mais nos outros… Mas confiar mais em si pra saber lidar com o que vier.

— @Gabi

🦋 Para enviar um desabafo, clique aqui. Queremos te ajudar em uma próxima edição :)

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã