
“A excelência moral é fruto do hábito.” - Aristóteles
FILOSOFANDO
“A excelência moral é fruto do hábito.” - Aristóteles


“A excelência moral é fruto do hábito.”
- Aristóteles
Aristóteles acreditava que a virtude não é algo inato, mas algo que se conquista ao longo da vida por meio de práticas consistentes e da evolução da razão.
💡 Ou seja, segundo ele, virtudes podem ser adquiridas por hábito, por uma disposição de agir de maneira equilibrada — e não por natureza — e por meio do aprendizado.
Para Aristóteles, viver de forma virtuosa e em harmonia com o que sua razão te ensina ser o certo, pode significar alcançar a felicidade plena, que não passa.
E com as experiências da vida, assim como esse grande filósofo já nos contava, é possível perceber que a verdadeira felicidade, que não é um prazer momentâneo, vem da realização do potencial humano de fazer o que é bom para si e para o mundo ao seu redor.
Fazer o bem, buscar aprender e melhorar, encontrar formas de gerar valor para o mundo ao redor e conviver bem em sociedade, torna o espírito forte e mais disposto a agir de forma moral e isso pode fazer da vida melhor.
A busca por excelência, segundo Aristóteles, traz a paz e a plenitude que a mente anseia. E entenda: Isso é um trabalho de uma vida inteira, que começa nas menores atitudes do seu dia a dia.
E você? O que acha disso?
— Sarinha

Redação
trends
notícias relacionadas




waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se