rising

waffle.

De acordo com o que percebi em minha experiência, as vítimas perguntam “por que eu?” e os sobreviventes, “e agora?”- Edith Eva Eger

FILOSOFANDO

De acordo com o que percebi em minha experiência, as vítimas perguntam “por que eu?” e os sobreviventes, “e agora?”- Edith Eva Eger

Redação
Redação
5 novembro 2024Última atualização: 5 novembro 2024

Edith Eva Eger é uma psicóloga húngara, que hoje vive nos Estados Unidos e tem 97 anos. Ela é de família judia e de seus parentes próximos, apenas ela e a irmã sobreviveram aos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.

💡 Edith é uma sobrevivente e para ela, a liberdade, além de ser uma escolha, é o caminho para uma vida plena.

E segundo suas obras, uma das coisas que afastam o sujeito da liberdade é a vitimização, pois ela exclui a responsabilização.

Uma vítima, sempre será oprimida e incapaz de escapar das garras do opressor e traçar seu próprio caminho, pois é sempre levada pelas decisões de terceiros. E daí vem o grande problema: a vítima não é capaz de dar sentido à sua existência sem poder de escolher, ou seja, sem liberdade.

E, muitas vezes, o próprio sujeito, por escolha, se mantém nessa posição, pois pode ser mais fácil não decidir ou se responsabilizar por escolhas e consequências delas.

Situações difíceis são inevitáveis para todos, mas a postura diante disso é uma opção — “por que eu?” Bom: Por que não você? — Eger nos indaga.

Buscar as razões pode não ser onde estarão as respostas para o “e agora?”, que é o que permite que a vida siga e uma vítima se transforme em sobrevivente, mais forte e sábio depois de tudo o que viveu.

Sarinha
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã