
"É melhor a casa onde há luto do que onde há festa." - Eclesiastes 7:2
FILOSOFANDO
"É melhor a casa onde há luto do que onde há festa." - Eclesiastes 7:2


tradução: em amorosa memória
É melhor a casa onde há luto do que onde há festa.
Eclesiastes 7:2
Após escrever o POV sobre a morte, alguns leitores me mandaram essa frase. Confesso que ela me desafiou. Precisei reler, digerir e refletir.
- Curiosamente, é algo que meu pai — judeu e avesso a festas — sempre disse, e que por muito tempo eu não entendi.
Mas hoje, decidi ir mais a fundo. Primeiro, quero deixar claro que a frase não diz que festejar é errado — inclusive, eu adoro festa.
Acredito que precisamos, sim, celebrar momentos alegres, principalmente quando a celebração é sobre algo verdadeiro: uma vida feliz, uma relação harmoniosa ou uma conquista alcançada após muita luta.
Contudo, podemos dizer que uma casa onde que só há festa e não há a sensibilidade de viver o luto é provavelmente uma casa vazia, superficial e sem verdade.
É preciso viver a dor. Luto é silêncio, presença e essência. A casa onde há luto não é melhor porque é triste, mas porque é lúcida. Ela te obriga a lembrar do que realmente importa.
A dor que evitamos pode ser justamente o que nos ensina a viver, pois, paradoxalmente, é encarando o fim que começamos a valorizar o meio. Talvez essa frase antiga, que antes me parecia sombria, esteja apenas lembrando-nos de um segredo essencial: o agora é sagrado.
— @Gabi

Redação
trends





notícias relacionadas




waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se