
“Minha fórmula para a grandeza é o amor fati: não deseje nada diferente, nem para a frente, nem para trás, nem em toda a eternidade.” - Friedrich Nietzsche
FILOSOFANDO
“Minha fórmula para a grandeza é o amor fati: não deseje nada diferente, nem para a frente, nem para trás, nem em toda a eternidade.” - Friedrich Nietzsche


(tradução: se vier, deixe; se for, deixe)
Posso te garantir que consigo adivinhar o que está te afligindo agora: A incerteza do que vai acontecer no futuro. Isso mesmo, aquela dúvida se você vai:
- ser promovido;
- fechar aquele contrato;
- conseguir engravidar;
- ter dinheiro pra comprar sua casa própria;
- terminar seu relacionamento;
- entrar em algum relacionamento…
A vida é imprevisível, mas, ainda que saibamos disso, pode ser difícil largarmos mão do controle.
Amor Fati, é exatamente isso: aceitar as incertezas da vida e encontrar significado até mesmo nas experiências mais desafiadoras. Esta filosofia exige que abandonemos o nosso desejo de controle. É compreender que tudo que ocorre na vida, incluindo sofrimento e a perda, é para o bem maior ou, pelo menos, necessário.
História de Amor Fati
Amor Fati é um termo em latim que significa “amor ao destino” ou “amor ao próprio destino”. O conceito de amor fati é muito associado a Epicteto e Marco Aurélio. No entanto, o termo explícito foi criado por Nietzsche, que escreveu a citação acima em "Por que sou tão sábio" (Ecce Homo, seção 10).
Na sua essência, Amor Fati significa mais do que uma mera aceitação passiva do desenrolar dos acontecimentos da vida. Representa um amor profundo e ativo pela totalidade da jornada de vida.
- Amor Fati não é seletivo; estende-se a todas as experiências, independentemente se são percebidas como positivas ou negativas.
O conceito propõe uma perspectiva transformadora sobre o processo de construção de significado inerente à condição humana.
Exige uma reavaliação das experiências, através de uma nova lente, onde cada reviravolta do destino torna-se uma oportunidade de crescimento, iluminação e uma afirmação da jornada de alguém.
Eu sei, eu sei, é um pouco antinatural amar coisas que nunca quisemos que acontecessem. Mas podemos mudar o ponto de vista:
- De que outras adversidades piores esta pode estar te salvando?
- O que podemos aprender com essa experiência?
- Que eventos bons podem resultar disso?
Sabemos que, em retrospecto, muitas vezes olhamos para trás com carinho, quase melancolicamente, para momentos difíceis, compreendemos. Então por que não sentir isso agora?
Não deseje que seja diferente. Amor fati – um amor pelo que acontece. Até porque, querendo ou não, essa é sua única opção.
— Gabi

Redação
trends
notícias relacionadas




waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se