rising

waffle.

“Nunca parece ser a hora certa de viver a totalidade. De abrir o coração e desejar profundamente estar presente.

FILOSOFANDO

“Nunca parece ser a hora certa de viver a totalidade. De abrir o coração e desejar profundamente estar presente.

Redação
Redação
23 maio 2024Última atualização: 23 maio 2024

As coisas são como são e é uma escolha interna decidir habitar o espaço do ordinário ou do extraordinário de cada agora” - Ana Mi

feat. @isabellaarrudagalvao

Quando li essa frase pela primeira vez, ela me tocou profundamente. Talvez porque ainda conseguia sentir a força da AnaMi por trás dela, que com apenas 30 anos aprendeu a Viver (com V maiúsculo mesmo) após ter recebido a notícia de que iria morrer, pois seu câncer era irreversível.

  • AnaMi ainda viveu por mais dez anos após o diagnóstico, superando muito a previsão dos médicos que nunca chegaria aos 40 anos.

É possível, inclusive, que tenha vivido mais do que muitos de nós, que desperdiçamos a vida como se fossemos durar para sempre - embora o tempo continue a passar para todos e não saibamos o dia de amanhã.

Memento mori” é uma expressão latina que significa “lembre-se de que é mortal” e era também uma máxima estóica. Ao contrário do que pode parecer, a morte não era vista como algo fúnebre ou temível e sim como uma conselheira, que nos ajuda a colocar os pés no chão e valorizar o que de fato importa.

Por exemplo, quando um general retornava, vitorioso em batalha, segurava-se uma coroa de louros sobre a cabeça dele e repetia-se: “memento mori”. Em outras palavras, nem o sucesso e nem o fracasso deveriam tirar você de si, pois tudo passa. No final das contas, somos todos mortais.

E é porque somos mortais, que a vida se torna tão especial. Nenhum momento é igual ao outro, nenhum dia se repete exatamente da mesma forma, e todos, absolutamente todos, são especiais e devem ser vividos de forma intensamente presente.

  • Um filme que retrata isso com sensibilidade é “Dias Perfeitos”. A vida banal de um zelador é transformada diante dos nossos olhos, a partir da atenção que ele dá aos pequenos detalhes e de como extrair prazer das coisas simples.

Eu sei, não é fácil viver sempre dessa forma. Às vezes, parece que atravessamos um túnel escuro, no qual nunca vemos a saída do outro lado.

Pode ser que estejamos frustrados, cansados de tentar e nunca conseguir, que já tenhamos perdido a esperança. Seja qual for a situação, este sábio ensinamento de Epíteto sempre me ajuda: o que nos faz sofrer não é o fato em si e sim a nossa visão sobre ele.

Certa vez, ouvi uma história que dizia o seguinte: um senhor recebeu uma bolsa de ouro na porta de sua casa. Todos os vizinhos lhe diziam: “Como o senhor tem sorte, é realmente incrível que isso tenha acontecido”.

O senhor, por sua vez, respondia: “Não sei se é bom ou se é ruim, veremos”. A notícia do ouro se espalhou e ladrões invadiram a casa do senhor em busca do ouro, roubando todos os bens que ele tinha, inclusive o ouro e todas as suas economias.

Novamente todos diziam: “Que terrível, é realmente uma tristeza”. E o senhor respondia, “Não sei ainda se é bom ou ruim, veremos”. Os ladrões foram capturados e o senhor recuperou o dinheiro e todos os seus bens, além de receber uma boa indenização pelo ocorrido, o que garantiu com que ele se aposentasse com tranquilidade.

E por aí vai a história, o senhor nunca fazia um juízo de valor imediato sobre o que lhe acontecia. Às vezes, por termos uma visão apenas de um recorte da vida, não vemos sentido no que nos ocorre. É preciso confiar no processo e seguir adiante, valorizando cada momento de vida. E vida é dor e prazer, alegria e tristeza, o que der e o que vier.

As coisas são como são e habitar o espaço do extraordinário ao invés do ordinário é uma escolha, principalmente porque esta pode ser nossa última chance.

— Isabella Galvão
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã