
“Quem tem bastante em seu interior, pouco precisa de fora” - Johann Goethe
FILOSOFANDO
“Quem tem bastante em seu interior, pouco precisa de fora” - Johann Goethe


(tradução: seja você. por você)
Serve para bens materiais, entretenimento, distrações… Estamos sempre tentando preencher uma lacuna, um vazio, com coisas externas.
Se você parar pra pensar, tudo que experienciamos na verdade, é por causa do nosso mundo interior, não nosso mundo exterior.
A natureza da mente e da consciência humana faz com que não seja possível experimentar algo diferente do que a nossa própria mente está criando e dando vida. Olhe para dentro, não para fora. Nossa experiência é criada inteiramente dentro de nós.
- Por isso, a importância de cuidar tanto do nosso interior, da nossa saúde mental e espiritual.
Se colocarmos todo o valor no externo: reconhecimento dos outros, bens materiais que podemos consumir, momentos de euforia causados por estímulos feitos para nos viciar… Estamos fadados a sempre depender do externo para nos sentirmos bem.
Vamos pra prática?
- Busque o autoconhecimento: Por mais que essa palavra hoje seja carregada de clichês e até “preconceito” por alguns, nada é mais importante do que isso: se conhecer. Entender o que te faz bem, o que não faz, quais são seus limites, seus valores. Dessa forma fica muito mais fácil saber onde estar, onde não se envolver, qual caminho seguir em qualquer âmbito da vida, e claro, lidar melhor com as adversidades da vida;
- Se espiritualize: Independente de religião, é importante que a gente se conecte com algo maior (pelo menos pra mim). Isso dá um senso de propósito, de esperança e aquela sensação de completude, preenchimento, em saber que não estamos sozinhos;
- Esteja confortável no tédio: Por fim, para não precisar do externo e saber ser autossuficiente, é preciso estar confortável no tédio, com a sua própria companhia e os seus pensamentos. Sei que isso pode parecer difícil nos dias de hoje, mas comece aos poucos. Primeiro, passe o seu tempo fazendo coisas com menos estímulos artificiais, escreva com papel e caneta ou leia um livro, por exemplo. Depois, tente tirar 5 minutinhos do dia para meditar em silêncio, apenas observando a sua respiração, os barulhos ao seu redor, e contemplando o tal do “fazer nada”.
— Gabi

Redação
trends
notícias relacionadas




waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se