A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser experimentada.
POV
A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser experimentada.


Recentemente, assisti a esse TED (infelizmente, não encontrei uma versão traduzida) que me lembrou esta frase do filósofo e teólogo dinamarquês Søren Kierkegaard:
A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser experimentada.
Vou resumir o TED, especialmente para quem não consegue acompanhar o vídeo sem tradução. O palestrante traz uma reflexão sobre como, em média, adultos entre 18 e 90 anos gastam o seu tempo ao longo da vida.
Considerando um adulto a partir da maioridade e uma expectativa de vida bastante favorável — ou seja, acima da média brasileira (75 anos) —, dos 18 aos 90 anos, um indivíduo teria um total de 864 meses de vida.
Aqui está um resumo de como esses meses seriam distribuídos, em média:
- 1/3 dos meses dormindo;
- 126 meses em estudos e carreira;
- 18 meses dirigindo;
- 36 meses cozinhando e comendo;
- 36 meses com tarefas e compromissos domésticos;
- 27 meses com higiene e uso do banheiro;
- 334 meses para todo o restante.
Mas hoje, a média de jovens de 18 anos está no caminho de gastar 9 horas por dia em telas — ou seja, cerca de 75% do tempo em que estão acordados (em um período médio de 12 horas diárias). Isso significa que grande parte do tempo livre é consumida em realidades digitais, não na realidade da própria vida.
A maior parte desses 334 meses restantes tende a ser usada em realidades virtuais.
Nem preciso dizer muito mais para te fazer pensar. Ainda não temos nenhuma geração que chegou aos 90 anos tendo passado tanto tempo diante de telas — vivendo mais na realidade virtual do que na vida real.
- Será que ainda teriam tantas histórias para contar?
- Será que se lembrariam dessas histórias?
- Será que estariam satisfeitos?
Ainda não sabemos os efeitos disso. Não dá pra perguntar a ninguém… ainda. Mas imagine chegar aos 90 anos e sentir que se distraiu demais, que não aproveitou o que estava à sua frente por não estar inteiramente presente.
Mais uma vez: se tudo der certo — e considerando que você tenha a sorte de chegar aos 90 anos — você terá, desde os 18, cerca de 334 meses de vida "livre".
Como você tem escolhido usá-los? Afinal, a vida não é um problema a ser resolvido, mensagens a serem respondidas ou stories a serem postados... mas sim uma realidade (não virtual) a ser experimentada e bem aproveitada — cada um à sua maneira.
Esse entendimento pode tornar cada pequena experiência mais significativa. Por isso, feliz é quem sabe usar bem o seu ativo mais precioso: o tempo.
Com quais bagagens você quer chegar aos seus últimos dias? Você já está colecionando isso com o tempo que tem hoje.
— @Sarinha

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se