Agora que crescemos, não fazemos mais amizades no parquinho.
POV
Agora que crescemos, não fazemos mais amizades no parquinho.
Com isso, o movimento de pessoas dentro e fora de nossas vidas começa a desacelerar e ficar mais estável.
Na verdade, a gangorra acaba pesando mais para o lado das pessoas que saem das nossas vidas, enquanto menos pessoas entram nela.
Parece que o fato de ter compartilhado experiências passadas deixa de ser suficiente para sustentar uma relação de amizade ao longo do tempo.
- Posso dizer que tenho muitas pessoas que significaram muito para mim no passado, mas com quem raramente mantenho contato hoje em dia.
Aposto que você também tem uma lista assim… Já cheguei a questionar a força dessas amizades e concluí que elas eram muito fortes naquela época.
Mas, com o passar do tempo, reflito sobre essas amizades como sendo o que eu precisava naquele momento e aceito o fato de que, às vezes, a vida acontece e as amizades mudam. Parece normal. Até que me dei conta de uma coisa…
🦋 Se relacionar requer cuidado e tempo — eisso não serve só pra relacionamentos amorosos.
Sim, é verdade que algumas amizades podem não fazer mais sentido ao longo do tempo — e tá tudo bem. Mas convenhamos, muitas amizades são perdidas porque não damos a devida atenção a elas.
Você já ouviu falar em amizades de baixa manutenção? O termo, que vem se popularizando cada vez mais nas redes sociais, refere-se àquelas relações que não precisamos de muito esforço para manter.
Claro que esse tipo de amizade é super conveniente, mas tem um problema aí: é muito fácil essa relação virar distância e ausência.
Nenhum extremo é benéfico: Tanto a falta de investimento na amizade quanto um alto esforço em uma relação podem indicar um problema.
Tenho pensado muito nisso ultimamente, porque a minha vida está de cabeça pra baixo. Muito trabalho, cuidar da casa, do pet (sim, sou mãe de pet 🤣), escrever por aqui…
- Chega o fim de semana, eu não quero ver ninguém.
Com isso, ultimamente, tenho me sentido muito distante dos meus amigos. Eu costumo ser aquela pessoa que fala no WhatsApp semanalmente, liga pros amigos para bater papo. Bom, costumava ser. Percebi que a mudança na minha conduta me deixou mais sozinha.
Nesse fim de semana, fiz o esforço, encontrei dois amigos de longa data que eu não via há meses! E posso falar? Foi a melhor coisa que eu fiz! Tivemos um dia muito divertido.
Aonde eu quero chegar?
Cuidado com a rotina, não deixe que ela engula as suas relações. Não viva no piloto automático, sem mandar mensagem, ligar ou encontrar quem você ama.
🦋 Se a gente se importa, a gente dá um jeito. A gente prioriza, a gente espreme as obrigações do cotidiano para caber um encontro, nem que seja rápido, nem que seja virtual.
Cultivar amigos é um eterno exercício de sair do próprio umbigo, de fazer as coisas não só por você, mas também pelo outro.
E é claro, você sabe quem são as pessoas que merecem todo esse cuidado e cultivo de relação, essas pessoas te fazem um bem danado.
Não é todo mundo.
— Gabi
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se