
Enquanto você negar os seus defeitos, você vai continuar sendo guiado por eles
POV
Enquanto você negar os seus defeitos, você vai continuar sendo guiado por eles


(tradução: eu não sou burra! eu só gosto de coisas fofas que me deixam feliz! pelo menos eu não quero brigar e ser malvada toda hora como certas pessoas!)
Eu sei que pode ser difícil encarar, mas enquanto você negar os seus defeitos, você vai continuar sendo guiado por eles.
Sim, todos temos defeitos e inclinações para o “mal”. Eu mesma posso ser controladora e egoísta, querendo fazer as coisas do meu jeito e pensando em mim em primeiro lugar em quase todas as situações.
É difícil escrever isso pra mais de 200.000 pessoas? É. Mas a sombra não some porque você finge que ela não existe. Pelo contrário, quanto menos consciência você tiver sobre algo, mais esse algo age no piloto automático.
O problema não é ter defeitos — todos temos. O problema é fingir que eles não existem e achar que eles não afetam as suas escolhas, relações e vida.
No livro Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo, Joe Dispenza fala sobre como ficamos presos em padrões emocionais e comportamentais sem nem perceber.
Nossos hábitos mentais criam uma identidade fixa, nos fazendo repetir as mesmas reações, escolhas e frustrações. Mas quando nos tornamos conscientes desses padrões, temos o poder de mudar. Só que, para isso, precisamos primeiro enxergar o que estamos repetindo. E isso significa encarar os nossos defeitos de frente.
Mas aqui está o pulo do gato: separar defeitos e qualidades como se fossem duas coisas opostas é um erro. A sombra e a luz são apenas polaridades da mesma coisa. O que define se um traço seu será um problema ou uma potência não é sua existência, mas o uso que você faz dele. Quer exemplos?
- Uma pessoa controladora pode ser chata (oi amigos, oi amor, oi família hahaha), mas também pode ser extremamente organizada, criando segurança para si e para os outros. O segredo não é tentar eliminar a necessidade de controle, mas usá-la para planejar com inteligência, sem sufocar a si mesmo e aos outros.
- Uma pessoa impulsiva pode ser inconsequente, mas também pode ser alguém que age com coragem quando necessário. O segredo não é reprimir a impulsividade, mas direcioná-la para situações que exigem decisão rápida e autenticidade.
- Uma pessoa teimosa pode ser inflexível, mas também pode ter resiliência para sustentar seus valores e pensamentos quando questionada. O segredo não é apagar a teimosia, mas usá-la para perseverar nas coisas certas.
Ou seja: todo defeito pode se tornar um potencial. O problema é que muitos preferem fingir que não têm defeitos, pois olhar para eles incomoda.
Se você quer mudar, primeiro precisa aceitar quem você é agora. Reconhecer suas inclinações naturais, entender suas tendências e enxergar os padrões que têm se repetido na sua vida.
A mudança começa com consciência, não com negação. Quando você evita olhar pra sua sombra, você também evita olhar pra sua luz.
Então, que tal mudar a pergunta? Em vez de “como eu elimino esse defeito?”, tente se perguntar: como eu posso canalizar essa energia para algo construtivo? Você pode se surpreender com o que vai encontrar.
— Gabi

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se