rising

waffle.

Estamos sempre contando histórias para nós mesmos.

POV

Estamos sempre contando histórias para nós mesmos.

Redação
Redação
30 julho 2024Última atualização: 30 julho 2024
Mas se a realidade traz dor, começamos a resistir a ela. A resistência cria sofrimento.

O sofrimento é uma dor prolongada, e alimentada pelo pensamento. Sem a história, há apenas dor pura. Sim, é possível sentir dor sem sofrer, sabia?

Você já viu uma criança, quando leva um tombo, bate a cabeça na porta ou machuca o dedinho, e começa a chorar? Pouco tempo depois, o choro vira uma gargalhada. Ela sente dor e felicidade ao mesmo tempo. A dor física está ali, mas ela consegue sentir alegria em meio a dor. E sem apego, passou.

  • Mas nós, adultos, parecemos ter a vocação pra sofrer, né?

Pois é, o sofrimento não é algo exclusivo seu, mas uma experiência universal. E não sou eu que estou dizendo isso não, viu? Há muito tempo, Buda, ou Sidarta Gautama, teve a mesma percepção — e resolveu entender o porquê de tanto sofrimento.

E olha, mesmo que você não seja budista (eu também não sou), esses ensinamentos podem ser super úteis, porque eles falam de questões que acontecem na vida de todos. Eu gosto muito de aprender sobre filosofias de vida e culturas diferentes, levando pra vida o que ressoa comigo, se não faz sentido, eu passo. Te convido a fazer o mesmo. 🫶🏻

Buda era alguém que largou uma vida de príncipe, para buscar respostas sobre a vida, e chegou a uma conclusão sobre o sofrimento humano. Quase como um médico, ele identificou o sintoma, a causa, o prognóstico e o tratamento.

Venha comigo que vou te explicar melhor sobre esse diagnóstico, conhecido como as Quatro Nobres Verdades.

Segue o fio… 🧶

  1. SINTOMA: A Verdade do Sofrimento (Dukkha)

A primeira verdade é que o sofrimento faz parte da vida. Todo mundo passa por ele, seja por uma desilusão amorosa, problemas de saúde, financeiros, ou simplesmente aquele dia em que nada dá certo. O sofrimento pode se manifestar de muitas formas: tristeza, dor, frustração, ansiedade. Reconhecer que o sofrimento é uma parte da vida é o primeiro passo para lidar melhor com ele.

  1. CAUSA: O apego e o desejo são a origem do sofrimento (Samudaya)

Buda percebeu que grande parte do nosso sofrimento vem do apego e do desejo incessante — queremos sempre mais, mais coisas, mais experiências, mais de tudo. E esse desejo constante cria um ciclo de insatisfação. Todo nosso sofrimento é causado pelo APEGO por alguma coisa, pessoa, ou expectativa. A chave aqui é perceber como esses desejos nos afetam e começar a desapegar do que não nos serve.

  1. PROGNÓSTICO: É possível tratar? Sim! (Nirodha)

Na terceira verdade, Buda nos mostra que é possível acabar com o sofrimento. Como? A partir do desapego! Isso não significa se tornar indiferente, ou parar de buscar coisas na vida, mas sim aprender a lidar com nossas expectativas de uma maneira mais saudável. É sobre encontrar um equilíbrio, e aceitar que não podemos controlar tudo. Isso envolve um processo de desapego e aceitação, que pode nos liberar de muitas das ansiedades que carregamos.

  1. TRATAMENTO: Caminho que Leva ao Fim do Sofrimento (Magga)

Finalmente, Buda nos oferece um caminho para seguir, chamado Nobre Caminho Óctuplo.

Esse caminho é composto por práticas que ajudam a cultivar uma vida mais equilibrada e significativa, envolvendo práticas como a fala correta, a ação correta, a atenção plena, e a meditação.

Detalhar tudo sobre o Nobre Caminho Óctuplo renderia outro POV, então me conta aqui se você tem interesse em saber mais sobre o tema.

Pra mim, fez muito sentido. O sofrimento não é dado pela vida, é algo que nós mesmos criamos e cultivamos dentro de nós.

Estamos constantemente apegados a alguma coisa. Estamos sempre apegados ao desejo e a imagens que criamos, histórias que nos contamos. Parece que existem mil razões para o sofrimento, mas se olharmos bem, de pertinho, tudo volta para o apego e a resistência.

Ufa, ainda bem que Buda conseguiu racionalizar isso.

Gabi

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã