rising

waffle.

“Is this the real life? Is this just fantasy?”

POV

“Is this the real life? Is this just fantasy?”

Redação
Redação
25 junho 2024Última atualização: 25 junho 2024

(tradução: não acredite em tudo que você pensa)

Começamos hoje com esses questionamentos muito pertinentes de Bohemian Rhapsody, música do Queen.

Na verdade, o nosso cérebro precisa responder o tempo inteiro a essas perguntas por conta dos nossos pensamentos. Existe algum sinal visual ou são imagens puramente mentais imaginadas?

Alguns estudos concluíram que ver algo e imaginar geram padrões muito semelhantes no cérebro. E que perigo, hein?

Te convido a fazer uma visualização. Se imagine chupando um limão… Daqueles bem suculentos e azedos. Sua boca encosta a fruta e você a espreme, liberando todo o suco na boca de vez.

Provavelmente a sua boca está cheia de água agora, certo? Isso porque a sua mente não é muito boa em diferenciar imaginação de realidade.

  • Um ser humano costuma ter mais mais de 70.000 pensamentos por dia, e definitivamente não vivemos essas 70.000 coisas em tempo real.

Os pensamentos surgem sem parar, não se sabe quando um acaba e o outro começa. Muitos deles (talvez a maioria), são involuntários: lembranças, ideias, associações que o nosso cérebro faz.

Entre eles estão pensamentos que na verdade, nem parecem nossos. Aquele que vem seguido de um outro pensamento que questiona “nossa, que tipo de pensamento foi esse?”

Esses pensamentos podem nos levar a tirar conclusões precipitadas e fazer suposições sobre o mundo que nos rodeia. Essa forma de pensar é chamada de distorção cognitiva e não se baseia em fatos.

Uma distorção cognitiva ou pensamento distorcido é um padrão exagerado de pensamento que não se baseia na realidade. Isso leva você a ver as coisas de forma mais negativa do que realmente são. Sua mente está convencendo você a acreditar em coisas ruins sobre você ou sobre o mundo ao seu redor.

É questão de sobrevivência

Pois é, é normal que as nossas mentes procurem os aspectos negativos, isto provavelmente nos faz voltar aos dias do “homem das cavernas”, quando as pessoas tinham que estar em alerta máximo para identificar predadores ou antecipar o perigo, a nossa sobrevivência dependia disso.

Conseguimos entender da onde isso vem, mas a nossa realidade hoje é bem diferente. Eu sei que você sabe que os seus pensamentos negativos, na verdade, não estão te alertando sobre algum risco real, e sim coisas inventadas na sua imaginação.

O que causa padrões de pensamento negativo? Existem muitas teorias sobre por que as pessoas às vezes se concentram demais no lado negativo da vida. Já falei disso aqui, mas acredito fortemente que a cobertura da mídia e a ênfase excessiva na violência têm um impacto na forma como vemos o mundo.

  • Mas a verdade é que não existe uma causa única que leva a padrões de pensamento negativos, é diferente para cada pessoa, a sua história, os gatilhos, as crenças.

Por isso, inclusive, que pessoas diferentes lidam de formas diferentes com a mesma situação. Algo que pode soar catastrófico para alguém, pode parecer pequeno para uma pessoa que opta por enxergar o lado bom das coisas.

Os pensamentos são o primeiro passo pra tudo! Tudo começa na mente. Esse texto começou na minha, e agora está sendo materializado em ação.

E é assim que funciona:

  • Pensamento → sentimento → ação.

Percebe a importância desse primeiro passo?

Tentar controlar o fluxo de pensamentos pode ser difícil. Inclusive ao pensar: “Puxa, não deveria estar pensando isso”, você só está colocando mais energia nesse pensamento? Doido, né?

O ideal, em vez de querer expulsá-los, é treinar para que eles não cheguem com tanta frequência. O método? Bom, é simples de entender e difícil de aplicar: foco no presente, nas sensações do seu corpo, no que você está fazendo no momento.

Esse aparelho onde você provavelmente está lendo isso, tem te levado pra outro lugar, e te estimulado a pensar mais e mais e mais.

Vamos fazer um desafio? Depois dessa leitura, vá viver e fazer o que você faria normalmente. Mas pra isso, coloque o celular pra baixo, e e se policie para passar os próximos 30 minutos apenas pensando no que está acontecendo no momento em que você está vivendo. Quando o foco desviar, você volta. Depois me conta se deu certo! 😉

💭 P.S. Eu escrevi esse texto antes de assistir “Divertidamente 2”, que está em cartaz nos cinemas. Esse adendo, depois de assistir, vem pra te indicar o filme. Assisti em português — a personagem que representa a Ansiedade é dublada pela gênia, Tata Werneck.

A Ansiedade surge exatamente como você espera que ela aconteça: falando rápido, executando persistentemente os piores cenários, no limite.

Eu me pegava enrijecendo na cadeira sempre que a Ansiedade aparecia na tela porque era desconfortavelmente preciso. Grande parte do meu diálogo interno quando estou lutando com pensamentos ansiosos parece exatamente o que foi representado no filme — talvez você se identifique também.

Gabi
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã