
Nunca foi tão fácil ter opinião.
POV
Nunca foi tão fácil ter opinião.


tradução: use-o
Nunca foi tão fácil ter opinião. Ao mesmo tempo, nunca foi tão difícil que ela realmente seja sua. Irônico, não?
Vivemos cercados de vozes, influências e "verdades" embaladas em formato de post no Instagram.
- As redes sociais nos dizem o que vestir, o que comer, o que defender e com quem se parecer.
- Todo mundo com as mesmas referências, os mesmos rituais matinais, as mesmas roupas e as mesmas gírias.
Parece que, se você parar para pensar demais, pode não pertencer ou perder o “timing”. Então, o jeito é repetir — mesmo sem digerir e sem saber de onde aquilo veio.
A verdade é que, hoje, pensar com a própria cabeça virou um ato de coragem — e até de rebeldia. Para ser você, vai precisar discordar. Vai precisar sair da bolha. É preciso ter coragem de ir contra o bando.
- Em tempos de manada, a pessoa que para para refletir chama atenção. Ela pode incomodar, mas também inspirar.
E não estou falando sobre ser do contra só por ser do contra. Estou falando para o seu bem — sobre presença e respeito a si mesmo. Não se deixar engolir pelos outros. Honrar sua vivência. Forme um pensamento antes de postar um posicionamento.
Pensar por si é o primeiro passo para se respeitar, pois, ao terceirizar a nossa opinião, terceirizamos a nossa identidade. E, aos poucos, sem perceber, encolhemos-nos para caber em ideias que nem acreditamos de verdade.
E como desconstruir o pensamento que vem dos outros?
1. Observe os seus filtros 👀
Tudo que você acredita passa por um filtro: de criação, de classe social, de vivência. Por isso, pergunte-se com frequência: isso é meu ou alguém colocou em mim?
2. Foque nas ideias 💡
Existem pessoas que concordam com qualquer ideia apenas porque ela foi proposta por uma pessoa específica. Aprenda a analisar até quem você gosta de ouvir. Você precisa filtrar a mensagem.
3. Aceite a solidão de pensar diferente 🧠
Quem pensa por si vai incomodar e desagradar. Vai se sentir não pertencente ao bando — e faz parte. Hoje, não há pensamento próprio sem desconforto.
4. Estude e leia — SEM PRESSA 📚
Pensamento não nasce do nada, mas também não surge do excesso. Não adianta ler 20 livros se você não absorve nenhum. Escolha o silêncio e a profundidade como aliados para, aos poucos, formar suas opiniões e posicionamentos.
5. Pratique a presença 💆
A mente no automático é manipulável. A mente presente é soberana. Estar consciente é estar no agora — e só nele você pode escolher algo diferente.
Pois é, pensar por si é, no fundo, um ato de amor próprio. É se dar o direito de mudar de ideia, rever uma crença e perceber que você não precisa ter opinião sobre tudo — e que, às vezes, o silêncio também é sabedoria.
Honrar-se não é gritar mais alto, mas não se deixar engolir pela gritaria. Não é necessário editar para caber. Entender que ser influenciada é normal, mas ser manipulada é perigoso.
O primeiro passo para a liberdade é parar de repetir qualquer coisa.
— @Gabi

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se