rising

waffle.

Seu estilo de vida deve estar sempre acima de qualquer meta ou hábito de curto prazo.

POV

Seu estilo de vida deve estar sempre acima de qualquer meta ou hábito de curto prazo.

Redação
Redação
27 março 2025Última atualização: 27 março 2025

Seu estilo de vida deve estar sempre acima de qualquer meta ou hábito de curto prazo.

  • Quem nunca cometeu loucuras pelo projeto verão ou para instaurar uma rotina ultra, mega produtiva?
  • Quem nunca virou noites para finalizar aquele projeto ou para cumprir uma checklist?

Considerando o panorama da vida, nós simpatizamos com as metas e hábitos de “curto prazo”.

Acontece que, muitas vezes, isso pode levar a infinitos ciclos de intensidade, cobrança e frustração, que são justamente o que fazem essas metas e hábitos durarem por curtos períodos, já que são insustentáveis durante períodos maiores.

Você quer fazer dieta porque quer um corpo bonito. No entanto, não será capaz de manter isso por toda a vida caso não coloque um sentido maior nesse objetivo como: A forma como certos tipos de alimento fazem o seu corpo e a sua mente se sentirem melhores em relação a outros.

Talvez você se cobre acordar às 05:00 da manhã para ler, meditar, malhar, mas nem percebe que, diferente de outras pessoas, dormir pouco pode ser um empecilho para que as coisas que você se propõe a fazer sejam bem feitas.

  • Seria esse um ritmo que você conseguiria sustentar por muitos anos?
  • Será que a rotina, hábitos e metas que você se propôs hoje fazem realmente sentido para você e são coerentes com um estilo de vida que você realmente quer e consegue sustentar?
  • Ou será que são questões de efeito manada, ou seja, “se todo mundo faz, eu tenho que fazer também”?

O que você vive hoje é um estilo de vida com o qual simpatiza e deseja honestamente praticar no caminho mais relevante da vida, se tratando de resultados duradouros e sólidos, que é o longo prazo?

A sua falta de habilidade em cumprir o que se propõe talvez venhajustamente da falta de sentido daquilo que foi proposto, diante do seu contexto, particularidades e ambições.

O PORQUÊ de cada novo hábito e meta implementada é um ponto chave quando o assunto é longo prazo. Pensar aquilo que se faz e não fazer porque todo mundo está fazendo — especialmente em terra de redes sociais — é o ticket de liberdade dos ciclos insustentáveis do curto/médio prazo.

Se você quer uma alimentação saudável, pare de focar no corpo do verão e passe a olhar mais para o efeito que cada alimento tem no seu corpo. A partir disso, pergunte-se como você quer estar daqui a 10, 20 anos e quais são os hábitos que você conseguirá sustentar durante todo esse tempo.

Em vez de se cobrar a não comer açúcar por 1 mês inteiro, pergunte-se: POR QUE deve evitar o açúcar e O QUE isso causa no meu corpo? Esses são os efeitos que você prefere sentir no seu corpo? É assim que quer que o seu corpo viva?

Ir à academia porque gosta de sentir o seu corpo saudável, cheio de energia e bem-disposto, escolher bem o que entra no seu corpo e as atividades que você se propõe a fazer na maior parte do tempo, porque isso é o que constrói uma vida cheia de sentido e paz para você.

Consegue entender que é MUITO diferente?

É uma questão de estilo de vida e não de metas que irão morrer muito rápido. É escolher o que você quer para a sua vida, entender como você gosta e prefere viver.

Viver UMA VIDA no estilo que combina com aquilo que você mais quer e é capaz de sustentar todos os dias. Dessa maneira, vive-se bem na maior parte do tempo e a cobrança por uma ou outra exceção fica menor.

Para quem quiser pensar um pouco mais sobre isso, esse livro de marketing que li há muitos anos pode se aplicar nessa história de se indagar “porquês” no que quer que seja. Nele, o autor introduz a teoria do Círculo Dourado — ou Golden Circle — que traz uma ideia bem legal.

— @Sarinha
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã