
Seu ócio determina uma parte considerável de quem você é — ou se tornará.
POV
Seu ócio determina uma parte considerável de quem você é — ou se tornará.


Seu ócio determina uma parte considerável de quem você é — ou se tornará. Mas, antes de mais nada, é preciso esclarecer o que essa palavra significa.
"Ócio" vem do grego scholé, que significa "tempo livre", "tempo ocioso" ou "tempo para atividades intelectuais". Scholé também deu origem à palavra "escola", pois o conceito também engloba o tempo dedicado à aprendizagem e à reflexão.
Ócio não é o mesmo que descanso. Você descansa quando repousa o corpo — e faz isso todos os dias ao dormir, o que é essencial para sua existência.
Na Grécia Antiga, por exemplo, o ócio era altamente valorizado por estar atrelado à reflexão e ao aprendizado.
E veja bem: o ócio é o tempo que você tem para escolher livremente o que fazer. Dito isso, você percebeu que eu não disse que é o tempo que “sobra”?
Acontece que, idealmente, você deveria planejar esses momentos para preenchê-los com aquilo que irá lhe formar como ser humano — seja por meio de uma leitura, um filme, uma atividade, determinadas companhias, reflexões ou até o silêncio. E isso diz muito sobre você.
Seu ócio tem grande influência sobre sua personalidade, bem como na formação de seus pensamentos, ideias e atitudes:
- O tipo de entretenimento que você escolhe;
- As companhias com quem você se associa;
- As atividades a que você se propõe;
- As informações e ideias às quais você se permite acesso;
- Os lugares que você frequenta.
Reflita honestamente sobre o seu ócio hoje. As coisas que você escolhe quando tem liberdade para escolher dizem muito sobre quem você é. Elas estão intimamente ligadas aos seus interesses, à sua visão de mundo e à sua ambição.
E com isso, é possível concluir algo muito interessante:
Se você moldar seu ócio — planejá-lo para preenchê-lo com o que é proveitoso para sua formação pessoal, ou seja, aquilo que pensa, acredita e vislumbra —, você pode moldar uma nova versão de si mesmo. Comece repensando as coisas que você escolhe para ocupar o seu tempo livre.
Você pode planejar seu ócio de forma que ele seja proveitoso — e deve sim estar atento em como preenchê-lo.
O motivo? Se você banaliza esse tempo apenas para rolar o feed do celular como um zumbi, não pensar em nada ou descansar mais — mesmo já tendo dormido a noite inteira —, está jogando fora a chance de entrar em contato com as coisas que poderiam auxiliar sua formação como uma pessoa mais interessante e capaz de CRIAR coisas melhores.
Mais uma vez, convido você a refletir, com sinceridade, sobre como tem usado seus momentos de ócio. Eles dizem muito sobre onde você está hoje — e com o que sua personalidade e seus pensamentos estão sendo preenchidos.
Hoje! Se esse não é o lugar onde você quer estar no futuro, um bom ponto de partida é repensar o que preenche o seu tempo livre.
- Talvez o silêncio seja melhor que músicas ruins e barulhentas;
- Talvez algumas companhias acrescentem mais que outras;
- Talvez, em vez de assistir apenas a filmes e séries vazios, você possa escolher um documentário, um vídeo interessante no YouTube — ou apenas contemplar o entardecer e refletir um pouco mais sobre sua existência.
- Talvez você possa direcionar melhor os livros que lê, repensar quem você segue no Instagram, reduzir o tempo nas redes sociais ou até escolher com mais intenção os lugares onde vai com seus amigos e sua família.
As pequenas coisas constroem as grandes. Tudo isso importa no panorama geral da vida.
— @Sarinha

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se