rising

waffle.

“Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos”

POV

“Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos”

Redação
Redação
11 fevereiro 2025Última atualização: 10 fevereiro 2025

tradução: não acabe com a minha vibe.

“Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos” e ambiente importa. Muito se fala sobre isso, porque, em certa medida, é verdade.

Contudo, muitas vezes, simplesmente não temos como mudar de ambiente, assim como a pessoa que nos mandou o seguinte desabafo recentemente:

Moro com pais extremamente controladores. Tudo é na base da chantagem e da manipulação emocional. Não tenho coragem de me impor. Pretendo sair de casa em breve para morar com o meu namorado. Como aguentar tantos momentos difíceis e de extremo conflito todos os dias até o momento de sair e chegar?

O que fazer se o seu ambiente não lhe faz bem, mas você não tem a opção de deixá-lo? Você precisará mudar a percepção do ambiente dentro da sua mente. E como funcionaria isso?

Pense no seu contexto atual como um rio de águas correntes — afinal, a vida não para, está sempre seguindo.


Quando você ainda não tem consciência e não consegue perceber como as coisas ao seu redor afetam os seus hábitos, emoções e escolhas, é como se estivesse nadando dentro desse rio. Você deixa-se levar pelo fluxo e deixa-se afetar por cada gota da água que encosta em você.

Mas quando começa a notar que alguma coisa ali não te faz bem, pode não necessariamente ir para longe do “rio”, mas sim aprender a se apoiar na margem por alguns instantes e simplesmente observar a água passar, sem te afetar, sem deixar o fluxo te conduzir.

Você pode não dar tanta munição com as suas palavras para que as pessoas ao seu redor não te controlem tanto. Ou seja, não precisa compartilhar absolutamente tudo da sua vida com eles.

  • Você pode não aceitar o convite pra comer o que está fora do seu plano, mesmo que as pessoas digam que você está chato porque agora faz dieta. Lembre-se que é só uma questão de priorizar a sua saúde e deixar que os comentários passem.

Você pode simplesmente se afastar por alguns instantes, sem fazer nenhuma cena ou drama, quando aquele amigo ou parente começar a te colocar pra baixo com seus comentários.

Você pode apenas observar a água do rio correr, sem deixar que ele te empurre e te afunde. Percebe?

O que irá te permitir se colocar na margem para fazer isso é uma mente treinada para colocar em perspectiva e separar o que é seu e o que é do outro: As suas ideias, necessidades, objetivos e ideais até podem conviver com as ideias, necessidades, objetivos e ideais do outro em um mesmo ambiente… Mas não precisam se misturar.

Para conseguir fazer essa separação, você vai precisar ter muito claras algumas questões:

  1. Seus valores: aquilo que guia a sua vida e faz, para você, valer a pena se mover todos os dias.
  2. Seus inegociáveis: percebendo o que lhe é valoroso, você pode entender também aquilo que não pode abrir mão para se tornar quem quer ser e chegar onde quiser.
  3. Onde você quer chegar: tudo isso só fará sentido se você tiver ideia daquilo que quer pra sua vida. E aqui digo em um sentido mais amplo mesmo. Você não precisa saber “data e local” exatos (se souber melhor ainda), mas precisa ter uma ideia das coisas que você MAIS quer pra sua vida.

É um trabalho difícil desenvolver a clareza sobre essas coisas e viver fiel a elas.

Mas também é muito difícil deixar os comportamentos e falas das pessoas ao seu redor causarem-te emoções que irão consumir-te. Também é muito difícil abrir mão de conseguir o que você quer por deixar de lado o que precisava fazer e acompanhado o que todo mundo estava fazendo. Escolha o seu difícil.

Talvez você não possa mudar o seu ambiente. Então, terá que aprender a não se deixar levar por ele para conquistar tudo aquilo que você mais quer e viver na sua vida em paz.

— @Sarinha
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã