
Você é um adulto.
POV
Você é um adulto.


tradução: sinta os seus sentimentos, depois os deixe ir
Logo, você sabe como lidar com suas emoções... Mas sabe mesmo?
Você, provavelmente, não gosta de sentir emoções negativas como raiva e tristeza. Afinal, quem gosta?
Então você tenta fugir dessas emoções, mas elas encontram um caminho de volta para você, não importa onde você se esconda.
E, nossa, como você se esconde, hein?
É isso que você aprendeu desde que nasceu: você engole o choro, senta no canto, cala a boca e passa a vida inteira em uma prisão que você mesmo construiu.
Confesso que nunca fui muito boa em me esconder das minhas emoções — e achava que era fraca por isso. Desde pequena, sempre fui muito chorona. Era só alguém me falar algo ofensivo, que me magoasse, que as lágrimas rolavam no meu rosto desenfreadamente.
Agora, alguns anos mais velha, pouca coisa mudou. Talvez, só as razões do que me magoa, mas quando magoa, as lágrimas seguem rolando sem pedir licença.
- Sempre pensei que me faltava inteligência emocional por chorar tanto, sentir tanto.
Mas, ao mesmo tempo que eu tenho esses momentos de sensibilidade com uma certa facilidade, nunca fui uma pessoa melancólica, e sim alto astral, pra cima, alegre.
Isso me deixava confusa: como posso chorar tanto e ser tão genuinamente feliz?
💪 Foi aí que entendi: Chorar é a minha força!
Pessoas que choram quando se sentem tristes usam o choro como forma de extravasar as emoções ruins e deixá-las desaparecerem. E não é que é assim que funciona?
É como se eu aceitasse aquele sentimento por um momento e depois pronto, passa, ele vai embora. As emoções negativas não somem quando a gente se esconde, elas somem depois de serem enfrentadas.
Inteligência emocional não significa não sentir, reprimir os sentimentos, mas saber identificar e lidar com eles. A verdadeira inteligência emocional é sobre você se permitir sentir qualquer coisa, tudo que vier, sem repressão.
Quando tentamos reprimir o que sentimos, abrimos espaço para um problema bem maior. Nesses casos, as pessoas acabam se sentindo tristes e vazias por dias, semanas, ou até meses.
Há quem se sinta assim e nem entenda o motivo, aí acaba reprimindo tanto as emoções que vai tudo pra baixo do tapete. Quando retemos o sentimento em alguma experiência, não temos tempo pra processá-lo e acabar superando (obs: por isso é tão importante fazer terapia!).
- E, ainda, estudos científicos comprovam que pessoas que reprimem suas emoções são mais propensas a desenvolverem doenças.
Não dá pra querer ficar alegre o tempo todo — é a tal da positividade tóxica. Emoções não são escolhidas, você não pode selecionar e escolher o que sente. Você pode escolher como agir? Pode (e deve)! Mas se permita sentir tudo!
Afinal, se você quiser filtrar e controlar o que sente, a única forma é se entorpecendo e não sentido nada. Se algo que te machuca acontece, é preciso sentir aquilo: sem julgamento, sem rótulos, apenas se entregando.
Entenda de uma vez por todas: o choro, a tristeza não te fazem fraco.
Ignorar, fugir, impregná-la no seu subconsciente para que ali, ela te controle, sim.
— Gabi

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se