
Você não pode esperar que a vida pare de ser difícil para decidir ser feliz.
POV
Você não pode esperar que a vida pare de ser difícil para decidir ser feliz.


Na semana passada, uma amiga me mostrou essa audição aqui (só achei o vídeo na íntegra em inglês, sorry), do programa America's Got Talent 2021.
A cantora passou pra próxima fase através do Golden Buzzer (o botão dourado que cada jurado pode oferecer para apenas uma pessoa durante toda a temporada, ou seja, ela foi a favorita do produtor Simon Cowell).
Infelizmente, durante o programa, ela não pôde continuar a competição porque ficou bem debilitada pelo câncer que tinha, e acabou falecendo.
Na verdade, ela fez a audição do maior programa de talentos do mundo sabendo que tinha 2% de chance de sobreviver, seguindo o seu sonho e provavelmente vivendo um momento de enorme alegria naquele palco. Nesse mesmo palco ela disse:
“Você não pode esperar que a vida pare de ser difícil para decidir ser feliz.”
Essa frase me pegou em cheio!
A vida tem uma forma curiosa de nos fazer acreditar que a felicidade é algo que deve ser adiado para o futuro. Que só podemos merecê-la quando "tudo estiver em ordem" — quando aquele trabalho vier, quando os boletos estiverem pagos, quando todos os relacionamentos estiverem harmoniosos e se a nossa saúde estiver perfeita.
A verdade é que esse futuro idealizado raramente chega e, enquanto esperamos por ele, deixamos de aproveitar o que já está diante de nós.
Eu sei que às vezes parece difícil… Quando vejo as notícias e vejo um pai reencontrando um filho enquanto outro chora pela perda do seu. Ao passar pelo centro da cidade e ver inúmeras pessoas sem casa. As tragédias naturais e o calor crescente deste planeta, as crueldades desnecessárias, as guerras e a sensação de que a separação entre nós só cresce. Todos os dias, acontecem coisas que parecem tão distantes da essência da alegria.
Quando percebo que a esperança, o amor e a alegria estão mais difíceis de acessar, recorro àqueles que me trazem de volta, que me mostram o caminho, muitas vezes, pessoas comuns, como você, ou como essa moça do programa, tão inspiradora.
Me pergunto como posso me lembrar de quem quero ser, da energia que quero ver crescer ao meu redor? Como posso permanecer conectada à imensidão do meu próprio coração? Como posso escolher o amor quando é mais fácil julgar ou criticar? Como posso acolher a conexão em vez de fugir dela? Como posso abraçar a alegria quando ela chega, quando já está aqui? E de que forma a alegria pode me ajudar a lembrar de como quero cuidar das minhas dores e das dores do mundo?
Pode ser difícil, mas, ainda assim, continuo comprometida em praticar. Em lembrar, não importa quantas vezes eu precise. Continuo comprometida em plantar esperança, alegria e amor nos lugares onde a dor cresce. Continuo comprometida, mesmo em meio aos meus erros e tropeços.
Não adie a alegria. Não zombe a ✨ gratidão ✨. O amor é o único caminho.
— Gabi

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se