rising

waffle.

Você se lembra da fábula da lebre e da tartaruga

POV

Você se lembra da fábula da lebre e da tartaruga

Redação
Redação
27 fevereiro 2025Última atualização: 26 fevereiro 2025

Você se lembra da fábula da lebre e da tartaruga? Recentemente, recebi a seguinte pergunta: “Como administrar a vontade de fazer tudo no início do ano e lembrar de ir com calma?” Isso me recordou do conto (caso queira ler, aqui está).

Basicamente, a lebre e a tartaruga foram disputar uma corrida. A lebre disparou na frente da tartaruga, que foi tocando seus passos no seu ritmo (lento) desde a largada. Em dado momento, a lebre não aguentava mais correr e parou, enquanto a tartaruga, seguindo seu ritmo em pequenos passos, seguiu e alcançou primeiro a linha de chegada, pois conseguiu se manter firme e constante durante todo o percurso.

Muitas vezes, você quer conquistar o que quer para já. Muda tudo da água para o vinho, coloca-se num ritmo frenético na esperança de que, agora, as coisas serão diferentes. No entanto, pouco tempo depois, se depara com a mesma realidade da lebre: não consegue sustentar o sonho inicial.

É fato que se você quiser resultados diferentes dos que tem hoje, deve mudar as suas estratégias. Mas, para elaborá-las de forma inteligente, madura e eficaz, é essencial ser coerente com a realidade das coisas. Suas expectativas devem estar alinhadas com a realidade:

Coisas boas levam tempo e resultados permanentes e sólidos não são construídos do dia para noite, mas sim com pequenos passos.

A realidade é que o melhor ritmo é aquele que é sustentável, que pode ser repetido diariamente. É assim que hábitos são criados. Hábitos nada mais são do que comportamentos consistentes, repetidos e muitas vezes, intrínsecos.

O que você consegue fazer todos os dias é o que vira hábito e você só consegue sustentar por uma longa jornada aquilo que se tornou habitual. Por isso, um ritmo sustentável, mesmo que lento, é o que irá seguramente te levar à linha de chegada.

Ou seja, a consistência diária é o que define os resultados permanentes, seja de um mês inteiro, um ano inteiro ou de uma vida inteira.

Que tal administrar a vontade de fazer tudo no início do ano e lembrar de ir com calma, assim como a tartaruga? Assim você pode chegar muito longe.

— @Sarinha
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã