
Você tem coragem de olhar o mundo por diferentes perspectivas?
POV
Você tem coragem de olhar o mundo por diferentes perspectivas?


tradução: “eu posso discordar daquilo que você diz, mas eu irei defender até a morte o seu direito de dizê-lo.” - Voltaire
Você tem coragem de olhar o mundo por diferentes perspectivas?
Buscar entender mais de um ponto de vista, observar os lados da moeda; além de ser um sinal de amadurecimento, é o que mais te aproxima do todo — da verdade.
Primeiramente, vamos entender que, se a verdade fosse múltipla, como muitos dizem hoje, haveria, em sua essência, uma contradição: se há mais de uma verdade sobre o mesmo tema, é impossível que exista alguma verdade.
Isso é um erro. Afinal, eu e você estamos vivos, e sangue corre por nossos corpos — não é suco de uva, rs.
- 🌙 A lua tem 4 fases — e não 9.
- 💧 A água solidifica-se a 0 ºC e ferve a 100 ºC — não a 40 ºC.
A verdade sobre as coisas existe. Essa história de simplesmente rebater qualquer argumento com a máxima “cada um tem sua verdade” é, na realidade, uma forma de ignorar a faculdade de pensar — possível a todos, mas trabalhosa. Na prática, é como dizer:
“Tenho preguiça de analisar o que existe em questão. Vou me ater ao que prefiro acreditar e defender isso com unhas e dentes; criticar, odiar e, se preciso, até eliminar qualquer um que pense diferente, para não correr o risco de ter o trabalho de pensar e, pior ainda, mudar de ideia.”
É evidente que isso é relevante, pois, justamente por pensamentos assim, vivemos em um mundo de polaridades,cada vez mais violento, em uma guerra de todos contra todos — cada um defendendo a “sua verdade”.
E pior: acabamos ignorando a realidade que nos cerca e, para além da nossa confortável bolha, sim, existem diferentes perspectivas. E as melhores respostas estão no equilíbrio entre elas, na ponderação da maioria delas. É isso que mais nos aproxima da realidade, dos fatos e da verdade.
Uma boa forma de viver melhor — mais esclarecido e com menos raiva no coração — em todos os aspectos da sua vida é considerar os diferentes pontos de vista, seja para ser caridoso com o mendigo na rua, debater política ou ser mais compreensivo com o marido, a namorada, o pai, a mãe ou irmãos.
Não, não somos o centro do universo. Também não precisamos nos preocupar mais com a vida dos outros do que com a nossa.
Tornar-se uma pessoa mais esclarecida, compreensiva e madura pode ajudar você a enfrentar e solucionar os piores problemas, controlar emoções e repensar comportamentos disfuncionais que ainda persistem em sua vida.
A questão é: você tem coragem de conviver, escutar e criticar aquilo que é diferente do que você pensa e acredita? Você é capaz de sair do seu habitat natural e, ainda assim, manter-se fiel aos seus valores e à sua autenticidade?
Se os valores são realmente aquilo que você acredita e busca, por que temer que sejam questionados? O que é verdadeiro permanece.
Talvez a melhor forma de descobrir se aquilo que você carrega — valores, ideias e crenças — é realmente seu ou apenas fruto de mimetismo, como um papagaio que replica tudo o que escuta, seja colocando tudo à prova. Questionando. Pensando de verdade.
Assim, você se afasta da ignorância e se aproxima cada vez mais da verdade sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.
— @Sarinha

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se